Estudante piauiense vence prêmio nacional na área da sustentabilidade

Aluna ganhou o prêmio com o projeto “Mude os Hábitos, Mude o Mundo".
Foto: Governo do Piauípremio

“Sou da periferia e sei que posso mudar o mundo. Pensei que poderia começar saindo da minha casa e limpando a minha rua”, foi com esse ideal que a estudante Daniela Hanna do Nascimento Abreu, 17 anos, partindo dos problemas da comunidade em que vive, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Projeto Pioneiros, promovido pela Aegea Saneamento em todo o país.

Vencedora na etapa local, promovido pela concessionária Águas de Teresina, a estudante do ensino médio na Unidade Escolar Barão de Gurguéia ganhou o prêmio com o projeto “Mude os Hábitos, Mude o Mundo”, com foco na comunidade Vila Irmã Dulce, zona sul da capital.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“É uma grande satisfação conseguir o primeiro lugar, e nesta jornada online tive muitas aprendizagens. Com esse resultado entendemos que é preciso correr atrás dos objetivos e junto aos voluntários teremos mais sucesso”, disse Daniela Hanna.

Continue lendo após a publicidade

A premiação ocorreu nesta segunda-feira (1º). A estudante piauiense concorreu com mais oito jovens que, no segundo semestre do ano passado, fizeram uma imersão pelo universo do saneamento básico.

Daniela Hanna criou o projeto para envolver a comunidade em oficinas de reciclagem, além de criar um ambiente onde os moradores passem a ter uma renda a partir desse trabalho e, assim, preservar mais o meio ambiente.

Continue lendo após a publicidade

“O projeto teve início com uma simples pesquisa de campo e hoje já realizamos a conscientização da comunidade, também a busca por materiais recicláveis, a venda e troca por utensílios para a limpeza. Escolhemos uma rua e, na sexta-feira ou sábado, percorremos a comunidade limpando as ruas, recolhendo materiais nas casas e organizando a coleta de lixo semanal”, afirmou a estudante.

Ela conta que um grupo de voluntários abraçaram o projeto na comunidade e já organizaram três mutirões para recolher materiais descartados nos meses de novembro, janeiro e o próximo, que será no mês de abril.

“O projeto está maior do que iniciamos e atualmente organizamos três mutirões, temos camisetas para identificação e utensílios para coleta. Somos 15 voluntários determinados que abraçaram o projeto que não é só meu, e sim, de toda a comunidade que abre a porta para nos ajudar e já coletam os materiais para recolhermos”, declarou Daniela.

Projeto pioneiros

Desenvolvido nas concessionárias da Aegea Saneamento, o projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho, apresentá-los a diferentes profissões e introduzir no setor do saneamento básico. Por 45 dias os estudantes vivenciaram todos os setores da Águas de Teresina, o que permitiu a eles aprender sobre as diferentes áreas, os serviços de infraestrutura e saneamento básico.

Ao final, os estudantes apresentaram projetos estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação.

“A participação no projeto foi incentivada pela coordenadora pedagógica da escola, Flavia Raiane, e fui chamada meses depois. Passei pelo o setor de RH, jurídico, da direção da empresa, de telemarketing e das estações de tratamento para no final criar um projeto que nunca imaginei que hoje chegaria a concorrer a etapa nacional. Conheci muitos profissionais competentes que me auxiliaram a aprender muito sobre a empresa”, contou a estudante.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!