Enem Digital será realizado por cerca de 1.600 alunos do Piauí

Versão digital da prova será aplicada pela primeira vez.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizam, no próximo domingo (31), a primeira edição da versão digital da prova. O formato piloto do exame é discutido desde 2015, com início previsto para o ano 2020 e conclusão gradativamente de implementação até 2026. No Piauí, cerca de 1.600 participantes irão realizar a prova no formato digital, sendo a aplicação do exame prevista para 1.392 candidatos em Teresina.

Segundo a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação, Viviane Carvalhedo, o Enem digital será aplicado nos prédios solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo estes com a estrutura de laboratório de informática definida pela instituição aplicadora com 20 computadores por sala.

“A aplicação no formato digital prevê uma estrutura física mínima necessária para que o certame seja aplicado na forma adequada. As máquinas disponibilizadas são de responsabilidade integral da instituição do consórcio aplicador, que já está no estado com as provas cadastradas e serão alocadas nos pontos de aplicação”, destacou a diretora do Canal Educação.

Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.  No domingo seguinte, 7 de fevereiro, os candidatos têm até as 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Foto: Governo do PiauíEnem Digital

Viviane Carvalhedo ressalta que os participantes devem estar atentos aos horários e materiais necessários para a realização do exame. Assim como no Enem impresso, os participantes terão que ir até o local de prova e, embora o exame seja feito pelo computador, os candidatos deverão levar caneta esferográfica da cor preta, pois a redação será feita no papel.

“É importante que o estudante continue levando todos os itens necessários para que ele possa fazer a prova, como o documento de identificação com foto, máscara de uso obrigatório, álcool em gel e, principalmente, a caneta de corpo transparente e escrita preta. Item importante para fazerem a redação e preencherem todos os instrumentos necessários na hora da aplicação”, disse a diretora.

Como a matriz de referência para habilidades e competências nos formatos digital e impresso são os mesmos, o Pré-Enem Seduc fez um trabalho de orientação pedagógica e acompanhamento e preparação para os estudantes.

“Esta semana estamos orientando que os estudantes inscritos no formato digital acessem a nossa plataforma do Canal Educação na aba destinada ao Pré-Enem Seduc, onde eles terão acesso a todos os conteúdos com revisões disponibilizados para que reforcem o conteúdo. Orientamos também os estudantes nas salas de aula online, independentemente do formato de prova escolhido, que eles possam acessar os conteúdos e fazer a tutoria com nossa equipe de professores”, pontuou Viviane Carvalhedo.

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o Rota343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!