Deputado piauiense integra comissão para defender ciência

Comissão terá a missão de contrapor os ataques do atual governo à ciência.

O deputado federal Merlong Solano (PT) passa a compor, a partir desta quinta-feira (11), a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados como membro titular. “A Comissão tem um papel fundamental no atual cenário, diante dos enormes desafios impostos pela pandemia. As discussões vão desde a fabricação de vacinas até a transmissão de aulas virtuais para alunos da rede pública, ou seja, é uma gama de problemas sobre os quais a Comissão deve se debruçar”, destaca.

De acordo com Merlong, a Comissão terá a missão de contrapor os ataques do atual governo à ciência. Como exemplo, o petista citou o fato do presidente Bolsonaro ter vetado a proibição do bloqueio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), prevista no Projeto de Lei Complementar 135/20.  

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“O Fundo de Desenvolvimento Científico tinha mais de R$ 6 bilhões autorizados pelo Orçamento em 2020, mas a maior parte desses recursos, mais de R$ 4 bilhões, foram bloqueados para atingir a meta de déficit primário. É a postura de um governo que vê na ciência um gasto e não um investimento”, frisa o deputado.

Continue lendo após a publicidade

Outro tema central da Comissão são os meios de comunicação e a liberdade de imprensa, assim como assuntos relativos a telecomunicações e informática. “A comunicação é outra vertente importantíssima na pandemia. Vemos agora as transformações das relações. A própria rotina do Congresso, que passou a contar com sessões e votações virtuais. São realidades que precisam ser pensadas de modo inclusivo, para que a população acompanhe essas mudanças”, explica Merlong.

Continue lendo após a publicidade

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!