Deputado federal pede adiamento da reaplicação de provas do Enem

Representação foi protocolada na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

Preocupado com o aumento dos casos de Covid-19 e com o índice recorde de abstenções no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o deputado federal Merlong Solano (PT) protocolou, na tarde desse domingo (07), uma representação junto à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão para que o Ministério da Educação (MEC) adie a reaplicação das provas agendada para os dias 23 e 24 deste mês.

O parlamentar pede também que todos os candidatos que perderam qualquer uma das fases do Enem 2020 tenham direito à reaplicação, uma vez que muitos não compareceram por medo da pandemia. Esta edição do Enem foi recorde em abstenção, registrando 51,5% de ausência dos estudantes na modalidade impressa e 71,3% de não comparecimento na modalidade digital.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“O governo federal está transformando o Enem em grave instrumento de exclusão social. Desconsidera o fato de que mais da metade das pessoas inscritas não realizaram as provas. É imprescindível a sua realização em uma nova data, em que os casos de contaminação estejam em queda. E que seja assegurado o direito à reaplicação a todos aqueles que não foram fazer o exame por medo de um possível contágio, com medo de levar o vírus aos seus familiares. Isso é uma questão de justiça. É uma questão de oportunidades iguais de acesso ao ensino superior”, afirma Merlong.

Continue lendo após a publicidade

A representação solicita ainda que seja devolvido o valor da inscrição, de R$ 85 (oitenta e cinco reais), para aqueles que pagaram para fazer a prova, mas preferiram não comparecer. O documento também é assinado por outros parlamentares, dos estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Acre, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso.

Continue lendo após a publicidade
Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!