Concurso do IBGE e Censo 2020 são adiados para o próximo ano

A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo instituto, por causa do Covid-19.

Nesta terça-feira (17), O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que o Censo Demográfico de 2020 foi adiado para o próximo ano, devido à pandemia de coronavírus. Com isso, o concurso que preencheria 2.621 vagas temporárias no Piauí também está suspenso.

Os candidatos que já fizeram o pagamento da taxa de inscrição serão reembolsados, mas o IBGE ainda não divulgou as orientações de como pedir o ressarcimento do valor. A informação será publicada nos próximos dias.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Segundo o IBGE, a decisão da suspensão leva em consideração a natureza de coleta de pesquisa, que é feita domiciliar e predominantemente presencial. A estimativa é de que 71 milhões de domicílios fossem visitados em todo o país.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, com as recomendações do Ministério da Saúde, o treinamento dos aprovados no concurso seria impossibilitado. A primeira etapa estava prevista para abril e, no mês de julho, os treinamentos seriam realizados em polos regionais.

O dinheiro, cerca de R$ 2,3 bilhões, disponibilizado pelo Governo Federal, que seria usado para a realização do Censo, será transferido para o Ministério da Saúde, para servir de recursos no combate ao coronavírus. Segundo o IBGE, o valor será realocado no próximo ano, para garantir a realização do Censo.

Continue lendo após a publicidade

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!