Cartilha Digital sobre queimadas é lançada pela Secretaria do Meio Ambiente

Material também possui uma versão impressa que já está sendo distribuída para as prefeituras.

Com o objetivo de orientar sobre os cuidados com o meio ambiente e evitar queimadas irregulares e incêndios florestais no estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) lança a Cartilha Digital “O que você precisa saber sobre Queimadas”. O material também possui uma versão impressa que já está sendo distribuída para as prefeituras do interior do estado, por meio da Operação Queimadas.

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, a cartilha é mais uma ferramenta de orientação para a população sobre os riscos do fogo. “A cartilha é apenas a pontinha de um trabalho continuado de educação ambiental que a Semar vem desenvolvendo. É um material direcionado à prevenção aos incêndios florestais, principalmente com a chegada do B-R-O-Bró, que acaba sendo mais propenso às queimadas irregulares e, consequentemente, aos incêndios florestais”, explica a gestora.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“O momento é de buscar a intensificação das estratégias de combate, bem como a ampliação das ações de prevenção e fiscalização. Dessa forma, é de fundamental importância esclarecer à população sobre o uso do fogo”, destaca o coordenador de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais da Semar, Carlos Eduardo da Silva, um dos responsáveis pela elaboração da cartilha.

Continue lendo após a publicidade

Dentre as informações presentes na publicação, estão as definições que devem auxiliar a população no entendimento quanto ao uso do fogo, além das orientações de segurança em casos de incêndios. A cartilha também dá orientações sobre planejamento de queimada controlada.

Para acessar a Cartilha Digital, clique aqui.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Governo do PiauíCartilha Digital sobre queimadas é disponibilizada pela Semar.
Cartilha Digital sobre queimadas é disponibilizada pela Semar.

Operação Queimadas: 

Lançada na terça-feira (6), a operação encabeçada pela Semar estabelece um plano de ação estratégico cooperado e integrado com diversos órgãos e entidades, com a finalidade de trabalhar a prevenção, controle e combate de queimadas no estado.

A operação envolve diversos eixos de atuação como sensibilização, mobilização para ações educativas; monitoramento e controle; fiscalização ambiental, recuperação de áreas degradadas; entre outros.

Entre as diversas ações que a Operação Queimadas prevê, está a realização de acordos de cooperação técnica com os municípios das regiões mais atingidas, que incluem a capacitação e composição de brigadas, além de ações de fiscalização ambiental.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!