Após ser mordido por cão de rua, homem é internado com suspeita de raiva

Diagnóstico do paciente ainda não foi confirmado, mas ele apresenta sintomas da doença.

Em Teresina (PI), um homem está internado há cerca de duas semanas, com suspeita de ter contraído raiva. O paciente, que está no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, foi mordido por um cão de rua no bairro Primavera, na capital. As informações são do G1.

Segundo a Gerência de Zoonoses (Gezoon), o diagnóstico do paciente ainda não foi confirmado. Porém, o homem apresentou desorientação e crises convulsivas, que são sintomas da infecção por raiva.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Paulo Marques, gerente da Gezoon, informou que o primeiro exame realizado no paciente teve resultado negativo. Novas amostras foram coletadas e enviadas para o Instituto Pasteur, em São Paulo, onde um exame mais específico será realizado.

Continue lendo após a publicidade

De acordo com o gerente, campanhas de vacinação contra a raiva são realizadas pelo menos duas vezes por ano em Teresina, há mais de 20 anos. Ele ainda afirmou que o número de animais vacinados é alto.

"Quando tivemos conhecimento do caso, passamos a monitorar a região, para tentar identificar o animal, mas até agora não encontramos nenhum que possamos comprovar que foi o autor do ataque", disse Paulo Marques.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Divulgação/FEPISERHInstituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.
Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.

A Gerência de Zoonoses emitiu uma nota sobre o caso. Confira abaixo na íntegra:

"A Gerência de Zoonoses (Gezoon) de Teresina informa que a pessoa que está internada no Instituto De Doenças Tropicais Natan Portella com suspeita de raiva humana ainda não tem diagnóstico fechado para a doença. Informa ainda que não identificou o animal que mordeu a pessoa internada, já que é um animal de rua.

A Gezoon desenvolve atividades inerentes aos Programas de Controle da Raiva, Leishmaniose Visceral, Dengue, Animais Sinantrópicos, Roedores , Animais Peçonhentos, Educação em Saúde e Outras Zoonoses. A gerência disponibiliza para a comunidade vacina contra a raiva animal, exame para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral (calazar) e recolhimento de animais doentes (positivos para Leishmaniose Visceral e agressores) das vias públicas."

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!