Alunos do IFPI fabricam máscaras para profissionais da saúde

Objetivo é proteger os profissionais que lidam com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de todo o estado estão usando impressoras tridimensionais para fabricarem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para serem usados por profissionais da saúde piauiense.

As impressoras, que foram adquiridas para projetos de pesquisa e extensão, estão sendo usadas para a fabricação de máscaras faciais do modelo Face Shield. Os equipamentos fabricados pelos estudantes estão sendo doados para hospitais públicos, para protegerem os profissionais que atuam nos casos de Covid-19.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Segundo o diretor e pró-reitor de Pesquisa do IFPI, José Luís, até o momento já foram produzidas 170 máscaras. Porém, segundo ele, a expectativa é que mais 600 fiquem prontas em breve.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Propi/IFPIMáscaras estão sendo fabricadas por estudantes e professores do IFPI.
Máscaras estão sendo fabricadas por estudantes e professores do IFPI.

“Essas máscaras podem ser utilizadas por longo período, uma vez que podem ser higienizadas e obedecem às exigências da Anvisa”, explica o pró-reitor em entrevista ao Portal Cidade Verde.

Para produzir o material, alunos e professores de vários cursos e campis se uniram, entre eles estudantes de Informática, Física, Matemática e Administração, das cidades de Floriano, Picos, Oeiras, Parnaíba e Teresina.

Continue lendo após a publicidade

Falta de insumos

Apesar da boa vontade de alunos e professores, o trabalho precisa lidar com um empecilho: a falta de materiais. As máscaras confeccionadas foram produzidas com insumos que já estavam disponíveis nos laboratórios.

“O material que temos só dará para estas 600, estamos em busca de parceiros para doação de insumos como folha de acetato, elástico, e filamento para impressoras 3D tipo PLA e ABS de 1,75 mm. Os doadores podem ser papelarias, lojas de informática e empresários no geral que possam comprar e doar para a gente”, comenta o professor José Luís. 

Para fazer doações, basta entrar em contato através do e-mail [email protected].

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!