Açougues e Matadouro Municipal de Picos passam por reformas

Reformas estruturais acontecerão nos quatro açougues municipais e o matadouro local.

A Prefeitura de Picos (PI), por meio da Coordenação de Manutenção de Açougues Públicos, deu início ao processo de reformas dos açougues municipais da cidade. Segundo o coordenador Bigode Branco, as reformas estruturais acontecerão nos quatro açougues municipais e o matadouro local. As obras compreendem desde ações sanitárias até reformas estruturais destes locais de acesso público.

O trabalho de reforma dos açougues municipais e o próprio matadouro local, nas palavras do coordenador Bigode Branco, exige esforço coletivo do prefeito Gil Marques de Medeiros e outras pastas da atual administração.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“Deixaram uma herança muito complicada, muito difícil em relação à manutenção desse lugares. Esses locais estavam se deteriorando. Estamos agora dando início ao processo de reformas de maneira ampla, coordenada e contínua. Eu pergunto: por que deixaram chegar a este ponto, principalmente o matadouro e o mercado da carne da Avenida Getúlio Vargas?”, indaga o gestor.

Continue lendo após a publicidade

Açougue Municipal de Picos

A reforma do Açougue Municipal de Picos, localizado na Avenida Getúlio Vargas, é considerada pela atual administração como ponto estratégico, dada a sua localização, importância histórica e social do município.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Prefeitura de PicosAçougue Picos

O referido açougue foi o primeiro entre os quatro existentes a receber as reformas propostas pela Prefeitura de Picos. Segundo entendimento do coordenador Bigode Branco, o local necessita de ações emergenciais pelo seu atual estado de degradação, seja na sua estrutura física, logística e sobretudo, nos seus aspectos sanitários.

“Ali não existia nem banheiros. Começamos por esses banheiros e já estamos terminado. Estamos agora fazendo a pintura geral. Naquele lugar tinha muita barata e isso é inadmissível. Fizemos toda uma limpeza. Fizemos a dedetização geral e vamos fazer a pintura geral. A sociedade de Picos a partir de agora, terá um açougue melhor para se visitar. Peço ao povo de Picos que visite o mercado da carne e veja a diferença”, avalia o gestor.

Além do próprio Matadouro Municipal e o Açougue Municipal, outros açougues municipais já estão em processo de reforma, sendo eles o Mercado Central, Mercado do Junco e Pantanal.

Matadouro Municipal

O Matadouro Municipal de Picos também está em amplo processo de reformas. De início, as baias onde ficam alojados os animais de abate e outros fins estão sendo remodeladas, realocadas, além da recolocação de estrutura de madeira em cada baia e estrutura para embarque e desembarque de animais.

No seu interior, o corredor de abate já recebeu readequações em sua estrutura metálica, no sentido de se ter um abate correto dos animais. Quanto aos aspectos sanitários, o referido local receberá adequações necessárias e passará por uma pintura geral em seus ambientes.

“Estamos colocando toda estrutura metálica nos locais onde passam os animais para o abate. A intenção é evitar o estresse do animal e fazer um abate correto. Depois faremos as outras reformas devidas no seu ambiente interno”, explica o coordenador Bigode Branco.

Foto: Prefeitura de PicosMatadouro Municipal de Picos

Já a ambientação externa, onde existem as baias, as reformas já podem ser vistas. São locais reformados com madeira, renovação da estrutura hidráulica, acesso amplo aos visitantes e a criação de ambiente social.

“Estamos apenas começando. Tudo estava destruído. São cinco locais de acesso público. São órgãos que lidam com alimento de origem animal e necessitam de cuidados. Não temos ainda uma data específica para terminarmos esse trabalho, pois é um trabalho complexo de restruturação que demanda ação contínua. Vamos esquecer a bagaceira do passado. Temos um prefeito com compromisso com o nosso povo e fé em Deus que vai dar certo ”, conclui o gestor.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!