460 testes do coraçãozinho já foram realizados em Floriano

Teste é ferramenta de triagem neonatal que garante rastreamento de patologias cardíacas congênitas.

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, vem se destacando pela realização de teste do coraçãozinho em bebês que nascem na unidade. O teste é uma ferramenta de triagem neonatal que garante o rastreamento de patologias cardíacas congênitas nos recém-nascidos, assegurando uma identificação rápida de alterações que possam ser resultados de alguma patologia, essa identificação garante um tratamento precoce aos bebês que precisarem, aumentando as chances de recuperação em relação à doença.

Caso o teste realizado identifique alguma alteração, o recém-nascido é encaminhado para a cardiopediatra da unidade e é feita então a solicitação de um ecocardiograma para identificar a presença ou não de alguma patologia que necessite de atenção especializada.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

A realização dos testes foi iniciada no dia 14 de novembro e até agora a unidade já realizou 460 exames. Luiza Eugênia é enfermeira obstetra e coordenadora do Serviço de Obstetrícia e Neonatologia do Tibério Nunes. Ela realiza os testes e destaca a importância da realização do procedimento para a saúde dos bebês.

Continue lendo após a publicidade

“É preciso entender que a incidência de cardiopatias é de um a dois bebês a cada mil nascidos vivos, e muitas vezes essas patologias precisam de um acompanhamento imediato. A identificação rápida feita pelo teste permite um tratamento precoce, isso é essencial para a cura do bebê”, destaca a coordenadora.

O protocolo indica que o teste deve ser realizado até 48 horas após o nascimento, pois garante os meios de identificar de forma rápida se os bebês irão precisar ou não de um acompanhamento especializado na questão de patologias cardíacas congênitas.

Continue lendo após a publicidade

A realização do teste é totalmente gratuita e na própria unidade. Até o momento nenhum dos bebês que realizaram o teste no hospital apresentaram resultados com alterações.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!