Arquivo Pessoal

Tânia Rodrigues Furtado

Estudante de Medicina, Enfermeira do Samu. Professora de Pós-graduação. Mãe, esposa e dona de casa.

Sonhos são coisas complicadas, mano.

Tristeza ou depressão?

Outro dia, li em uma rede social um poema de um jovem escritor de Santa Catarina chamado Gabriel da Cunha (@gabriel_._cunha), ao qual pedi licença para compartilhar aqui no Rota343. Ele falava: “desistir de desistir todo dia é difícil também. Nem todo mundo entende. Sonhos são coisas complicadas, mano.” Essas palavras chamaram a minha atenção. Quem nunca sentiu vontade de desistir? Desistir de um curso, de um trabalho, de um relacionamento. Algumas pessoas têm vontade de desistir até mesmo da vida. Qual o limite entre tristeza e depressão? Estou apenas triste ou estou doente?

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, há diferenças claras entre tristeza e depressão: Tristeza tem motivo. A pessoa sabe que está triste. A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente, que cursa em períodos de, pelo menos, duas semanas. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no peito e taquicardia, que é a batida rápida do coração. Quem está triste costuma ter pensamentos repetitivos sobre a razão da tristeza. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas. 

O Gabriel, lá no poema, falou da tristeza habitual e resiliência, que é a capacidade de se levantar após uma queda, mesmo estando triste. Segundo ele, permanecer é um tipo de vitória também, mesmo que as coisas não estejam dando muito certo na vida. Sua mensagem é clara (e a minha também): não desista da sua vida. Não desista da sua faculdade, nem do seu amor, nem da sua família. Se você está triste, tome uma atitude para aliviar o problema, faça uma caminhada ao ar livre (é gratuita e faz um bem danado), tome um café com um@ amig@, leia um bom livro, durma se estiver cansado, cuide da sua espiritualidade. Se tiver sinais de depressão, procure ajuda. Assim como as doenças do corpo requerem tratamento médico, as doenças da mente também necessitam de atendimento profissional. Se quiser conversar com alguém, há o Centro de Valorização da Vida (CVV), com voluntários atuando 24 horas por dia em escuta qualificada, através do número nacional gratuito 188. Apenas não desista.

Nesse espaço, vou compartilhar um pouco com vocês sobre saúde (e doença também), bem-estar, trabalho, estudo, família, enfim, sobre coisas interessantes do nosso dia a dia. Ainda teremos um artigo completo sobre a doença depressão. Se tiver dúvidas ou quiser sugerir um assunto, é só falar! E lembre-se: sonhos são coisas complicadas. Mas, olha, não desista!

FONTE: Ministério da Saúde

Confira outros artigos do blog Tânia Rodrigues Furtado

Os blogueiros são responsáveis pelos seus próprios textos, a linha partidária e linguística do autor não condiz necessariamente com a do portal ROTA343. Cada colunista tem liberdade para escrever, respeitando os direitos, deveres e regras de cordialidade exigidas pela empresa.

Gostou? Compartilhe!