Arquivo Pessoal

José Osório Filho

Advogado e professor. Especialista em educação, direito administrativo, direito público, direito civil, direito penal e processo penal.

O PESCADOR AMARANTINO.

Astrogildo nascera à margem do Rio Canindé, e sempre sobreviveu da pesca artesanal e da agricultura em regime familiar. Ao longo de sua vida, morou na comunidade “Mimbó”, zona rural do município de Amarante, tirava daquele Rio, o sustento do dia-a-dia; mas, com o passar do tempo, as chuvas se tornaram escassas, o rio diminuiu seu volume de água de forma exorbitante, e com isso, desapareceu sua fonte de alimento. Uma coisa ele tinha certeza: o próprio homem era o mentor daquele crime contra o Rio. Mesmo sem ter um grau de instrução, ele possuía um conhecimento empírico e sabia que a natureza estava dando uma resposta às inúmeras agressões provocadas pelo ser humano.

Reclamava e dizia que: -- Outrora o Rio tinha seu curso de água perene, o que foi diminuindo com o passar dos anos. Naquele lugar não existia outra forma de sobrevivência, as chuvas eram inconstantes, o que causava um desequilíbrio natural ao meio ambiente, não podendo, os habitantes daquela comunidade, sobreviverem da agricultura, pecuária e muito menos da pesca. Durante noites e noites sem dormir, em profundo dilema, refletiu em como manteria sua prole viva, em razão da falta de alimentos.

Um belo dia, no mês de janeiro, ele acordou e se lembrou do sonho que havia se manifestado durante o período noturno. Uma visão lhe havia aparecido, tal como  uma realidade visível, e foi naquele sonho que alguém lhe mostrou o caminho natural para que o mesmo deixasse o “Mimbó”, e fosse  morar às margens do Rio Parnaíba, em uma cidade onde existia um restaurante que andava sobre a superfície da água sem conseguir ser engolfado pela mesma. Diante daquela visão oculta, apareceram outras torturas psicológicas, e o simples pescador procurava descobrir onde poderia encontrar o restaurante que palmilhava sobre as águas, sem adentrar no abismo da mesma, mas, não sabia como localizá-lo.

Após meses de delongas consumações do sonho, encontrou um amigo, a quem propagou sua visão, foi quando o amigo, de forma estarrecida, disse-lhe que conhecia na cidade de Floriano, um restaurante ao qual chamou de taberna, sendo que no referido espaço as pessoas bebiam, alimentavam-se, e podiam fitar as águas do Rio Parnaíba, era um lugar muito interessante e embaixo do restaurante existiam inúmeras espécies de peixes, que lá ficavam dia e noite esperando restos de alimentos que eram jogados diariamente nas águas do rio.

O amigo então detalhou as principais características do Flutuante, afirmando que o mesmo era feito de madeira e coberto de palha de carnaúba, mas não sabia como referido restaurante ficava na superfície da água sem conseguir afundar-se.

Astrogildo, diante da síntese descrita pelo amigo, não teve nenhuma dúvida que o seu sonho estava prestes a ser consumado, pois o restaurante visto por ele quando dormia de fato existia. Diante da concretização de uma realidade,  direcionou-se à sua residência e comunicou à sua esposa e seus doze filhos menores que no dia seguinte iria vender seus únicos bens materiais existentes: 01(um) asno, 05(cinco) galináceos e a roça plantada com mandioca, e passaria a  fixar residência à margem do Rio Parnaíba, na cidade de Floriano, pois, segundo ele,  seu destino teria sido traçado naquele sonho, relatando, para a família, que o Rio Parnaíba não iria secar, no entanto, num tom de voz triste e com a fisionomia  abatida, ele se contradizia, afirmando que, um dia, ele poderá secar, pois já existe uma barragem chamada Boa Esperança, que atrapalha o caminho natural da evolução do curso da água e da vida dos peixes, e futuramente o homem, como destruidor da natureza e da própria vida, poderá construir outras barragens ao longo do rio, e isso acontecendo, cessará a vida animal nas bordas do Rio Parnaíba.

Por outro lado, aquele homem tão sofrido, diante dos caminhos invertidos que a vida lhe oferecera, nunca havia freqüentado uma escola, mas, era uma pessoa boa, e possuía uma educação moldada pelo próprio destino. Ele dizia que em seu âmago existiam visões do além, coisas agregadas no seu interior que só o coração sabia explicar de forma minuciosa.

A idéia de morar na cidade de Floriano, às margens do Rio Parnaíba, não foi bem aceita pela esposa e os filhos, mas, afinal de contas, eles não poderiam contrariar aquela criatura,  e aceitaram como um fato corriqueiro, além do mais, ele  sempre dizia que suas visões eram uma luz  divina, e sendo assim, não poderiam deixar de ser acatadas.

No dia seguinte conseguiu vender seus bens materiais e conjuntamente com a família, vieram morar em Floriano,  construindo  uma casinha de taipa a mil metros de distancia do referido restaurante. Em visita ao Restaurante Flutuante, Astrogildo, a esposa e os doze filhos, passaram horas e horas boquiabertos, admirados acerca do que segurava aquele restaurante, não deixando o mesmo afundar-se, até que ele, um cidadão pescador e rurícola,  aproximou-se do proprietário do restaurante e perguntou como eram feitos os pés do referido restaurante que não deixavam o mesmo mergulhar na água? Respondeu o proprietário: -- Toda essa estrutura se mantém, porque estão sobre vários tambores e os cabos de aço seguram o restaurante, não deixando a correnteza de água levá-lo rio abaixo. Foi a mesma coisa que não dizer nada, ou simplesmente dizer que a água não molha e o fogo não queima; Astrogildo não entendeu; mas, também diante de tanta timidez e de sempre viver espezinhado na vida, nada voltou a perguntar, ficou inerte procurando uma resposta na sua cabeça.       

Depois de tanto tempo, estagnado espiando o Rio de forma incessante, voltou-se para o proprietário do restaurante e perguntou: -- Senhor, eu poderia pescar próximo ao seu estabelecimento comercial? O mesmo respondeu de forma positiva, e diante daquele ato, aquele humilde ser não conteve suas lagrimas,  cairam sobre suas mãos calejadas do árduo trabalho. Depois, de alguns minutos de profundos suspiros ele agradeceu ao proprietário, e no dia seguinte começou a retirar do Rio a base de sua alimentação, só então, veio a descobrir que os peixes se aglomeravam embaixo do Restaurante Flutuante, em razão dos restos de alimentos que lá eram lançados. Esse fato mudou a vida de Astrogildo, ele passou a enxergar que o dom de Deus, pode ser encontrado em qualquer ser humano de bom coração e a vida é uma engrenagem, onde uma esfera sempre dependerá de outra; nem um ser é superior a outro, somos apenas  instrumentos inacabados, iguais aos símbolos químicos da água; onde uma grota depende do riacho, o riacho  depende do rio e o rio depende do mar, e assim sucessivamente; uma vez que o ser humano  precisa de tudo que existe na natureza, inclusive do seu próprio semelhante, para dar continuidade ao fado da vida.          

                                                 josé osorio filho

Confira outros artigos do blog José Osório Filho

Os blogueiros são responsáveis pelos seus próprios textos, a linha partidária e linguística do autor não condiz necessariamente com a do portal ROTA343. Cada colunista tem liberdade para escrever, respeitando os direitos, deveres e regras de cordialidade exigidas pela empresa.

Gostou? Compartilhe!