Arquivo Pessoal

Tânia Rodrigues Furtado

Estudante de Medicina, Enfermeira do Samu. Professora de Pós-graduação. Mãe, esposa e dona de casa.

ENEM e ansiedade: a parceria perfeita

Vai fazer o ENEM? Confira dicas para controlar a ansiedade e fazer uma boa prova.

ENEM e ansiedade: a parceria perfeita

A ansiedade é uma preocupação excessiva, que traz consigo outros sentimentos como medo e angústia, sendo causada pela incerteza e relação com o perigo, até mesmo em situações cotidianas. Segundo pesquisadores do Ambulatório de Ansiedade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz o contrário, impedindo que a pessoa reaja. Os sintomas físicos incluem sudorese (suor excessivo), taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), dor ou aperto no peito, respiração ofegante ou falta de ar, tremores, sensação de fraqueza ou cansaço, boca seca, náusea, tensão muscular, que pode evoluir para dor (mialgia), dor abdominal e até diarreia.

Os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja edição de 2019 se dará nos dias 3 e 10 de novembro, são especialmente afetados pela ansiedade, visto que o exame é realizado apenas uma vez por ano, sendo portanto visto como única chance de ingressar no ensino superior, principalmente na rede de universidades públicas brasileiras, que em sua maioria, adotam a nota do ENEM como método exclusivo de admissão. A preparação para as provas às vezes já soma alguns anos e a possibilidade de não conseguir a sonhada vaga causa um grande transtorno na mente do estudante. Pensando nisso, listei algumas coisas que me ajudaram a manter uma boa rotina e saúde mental durante o ano de preparo para o ENEM (2018), as quais se aplicam mesmo agora que já estamos perto da data de realização do exame.

Organização é fundamental

Determine os horários para estudar e obedeça a seu cronograma. “Ah, eu trabalho!”. Ah, eu também, e não é pouco. O horário que eu tinha para estudar era de 20:00 horas até 01:00 hora (isso mesmo, da manhã). Então, eu cumpri o cronograma, estudando nesse horário todos os dias desde o dia em que o estabeleci. Eu estudei 2 matérias por dia nesse horário e em pequenos intervalos durante o dia aproveitava para ler assuntos diversos, principalmente Filosofia. Separe horários para relaxar, o que pode ser feito de forma simples como uma caminhada ou tomar um sorvete. Ir ao cinema às vezes faz muito bem.

Uso moderado das redes sociais

Você não precisa se isolar do mundo. Pelo contrário, há muitos perfis de redes sociais que trazem resumos super úteis de todas as disciplinas e isso ajuda bastante a fixar conteúdo. No meu caso, como eu tinha 2 redes sociais, decidi excluir uma e usar a outra para relaxar, “encontrar” os amigos e para me manter atualizada de coisas relativas ao ENEM.

Eleja prioridades

É fato que muitos estudantes não conseguem estudar todo o conteúdo previsto, por falta de tempo ou outras circunstâncias. Eu, por exemplo, não tive tempo suficiente para isso. A solução foi eleger as matérias prioritárias, que podem ser aquelas que você não domina ou aquelas que mais pontuam no curso e na universidade em que você deseja estudar. Eu priorizei matemática (faz toda a diferença em qualquer curso), biologia, química e redação. Errei ao não priorizar física. Não façam isso.

Existem várias formas de estudar

Eu comprei livros de autores renomados de todas as disciplinas. Não gastei muito, pois encontrei todos (em ótimo estado de conservação) na feira de livros usados da praça do Fripisa (centro de Teresina-PI). Como era inviável estudar todo o conteúdo dos livros, assinei um cursinho on line (Descomplica), dividido em 12 vezes, com quase infinitas possibilidades de aulas. Eu baixei as aulas de história, geografia, filosofia, português e redação para escutar enquanto dirigia / viajava. Foi muito útil mesmo, pois conseguia esticar o horário de estudo nas disciplinas em que não precisava necessariamente olhar para o professor para aprender. Uma coisa interessante que me aconteceu foi que participei de um sorteio no Instagram, no qual ganhei uma bolsa de 100% no curso de matemática para o ENEM. Eu nunca tinha ganhado nada em sorteio (risos). O curso do @sistemaeureka foi impressionante. Bem objetivo, prático, com um professor incrível, com ótima interação com o aluno, esse curso me ajudou demais a conseguir uma boa pontuação na prova de matemática. Há vários canais no Youtube que têm conteúdo gratuito direcionado para o ENEM. Basta digitar “ENEM” ou simplesmente a disciplina que você deseja na busca. Há também grandes revisões especialmente no segundo semestre, de grandes escolas que nessa época abrem as portas para estudantes “externos”. Eu fiz cursinho também, com bolsa de 80% que consegui através de teste-bolsa. Todos os anos têm várias edições de teste-bolsa e eu te garanto que o desconto é real.

Faça interligações de tudo com tudo

Isso mesmo! Ligue assuntos científicos com a vida cotidiana. Leia tudo, leia muito, leia sempre que puder. Fique atento às postagens dos órgãos oficiais do Governo nas redes sociais, especialmente o Ministério da Educação e Cultura. Assista jornais. Escute programas de rádio. Lembre-se de que a prova do ENEM não separa as questões por disciplina e sim por áreas de conhecimento. Por exemplo, na prova de ciências da natureza, as questões serão de qualquer uma das disciplinas: biologia, química ou física, sempre contextualizadas e com conceitos juntos e misturados. Treinar o raciocínio e associações ajudará bastante no entendimento dessas questões.

Na véspera e no dia da prova

Você com certeza já ouviu falar que tem que dormir 8 horas todas as noites. Para algumas pessoas, isso é realmente o ideal. Se seu corpo pede esse descanso, durma. No meu caso, não necessitei dormir tanto assim. Mantive a rotina, dormi tarde, acordei cedo e deu tudo certo.

É melhor almoçar antes da prova. Isso significa comer às 10:00 horas da manhã, mas ir sem almoçar pode ser muito ruim, a prova é extensa e consome bastante energia. Leve um lanche prático (biscoitos, por exemplo) e uma garrafinha de água (preferencialmente transparente).

Não acumule urina na bexiga. Isso tira a concentração e pode causar problemas no trato urinário. Além disso, ir ao banheiro permite que você estique as pernas e relaxe um pouco.

Confira o horário de aplicação das provas no seu estado, pois é época do horário de verão. Programe-se. Procure seu local de prova antes do dia do exame, pois todos os anos temos muitos memes dos atrasados e perdidos. Certamente, você não quer fazer parte desse time.

Compre suas canetas esferográficas na cor preta, de tubo transparente, e as utilize dias antes da prova, para escolher qual caneta te proporciona melhor escrita, aquela mais macia e que não te cansa muito. Leve 2 ou 3 no dia da prova e se alguém precisar, não hesite em emprestar. “Há mais felicidade em dar do que há em receber.”

Na hora da prova, leia as questões na ordem em que elas se apresentam. Se você souber a resposta da questão, assinale-a logo (são as questões tipo "1"). Se não souber, classifique a dificuldade da questão, escrevendo um “2” para questões de dificuldade moderada, que você sabe como responder, mas que demandam tempo, por exemplo para usar fórmulas e fazer cálculos. Para as questões que você não sabe responder assinale ao lado “3” (nível alto de dificuldade). Essas assinaladas com “3” serão as últimas a serem respondidas. Se fizer isso, você otimizará o tempo, responderá mais questões e terá mais chances de acertar as questões fáceis (nível “1” e “2”) e isso será determinante no método de cálculo da nota do ENEM. Mesmo que você precise chutar algumas respostas, não faça isso aleatoriamente. Leia e marque a alternativa que "faz mais sentido", pois o software que corrige os gabaritos "sabe" quando a pessoa chutou.

Antes de começar a responder, leia as instruções (isso aquece seu cérebro). Muitas respostas estão no enunciado da questão. Gráficos e tabelas assustam, mas já trazem consigo a resposta! Reserve pelo menos 30 minutos para preenchimento da folha de gabarito. Acredite, a sua aprovação depende muito de você!

Lembre-se: é normal se sentir ansios@. Deixa de ser normal quando você não consegue desempenhar as suas atividades habituais e aí é o momento de procurar ajuda especializada. Se precisar, não hesite em fazer isso.

No próximo artigo, vou dar dicas de como fazer uma boa redação. Até lá!

Fonte: Ministério da Saúde

Confira outros artigos do blog Tânia Rodrigues Furtado

Os blogueiros são responsáveis pelos seus próprios textos, a linha partidária e linguística do autor não condiz necessariamente com a do portal ROTA343. Cada colunista tem liberdade para escrever, respeitando os direitos, deveres e regras de cordialidade exigidas pela empresa.

Gostou? Compartilhe!