Arquivo Pessoal

Tânia Rodrigues Furtado

Estudante de Medicina, Enfermeira do Samu. Professora de Pós-graduação. Mãe, esposa e dona de casa.

Como fazer uma boa redação no ENEM

Vai fazer o ENEM e está aflito por causa da redação? Confira essas dicas!

Como fazer uma boa redação no ENEM

Vai fazer ENEM e está aflito por causa da redação? Tirar uma boa nota na redação ENEM 2019 vai fazer toda a diferença para quem deseja ingressar no ensino superior. Com uma boa nota na redação, você aumenta substancialmente sua pontuação geral e tem mais chances nos vestibulares, na disputa de vagas do SISU (Sistema de Seleção Unificada, gerenciado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Programa de Financiamento Estudantil).

Alguns professores e candidatos tentam adivinhar o tema da redação do ENEM ano após ano. Porém, esse não é o melhor caminho. O candidato tem que estar preparado para dissertar sobre qualquer assunto que lhe for apresentado, emitindo sua opinião livre de preconceitos, segundo as normas ditadas pela gramática / norma culta.

Para obter mais informações e dicas sobre a elaboração da redação do Enem, conversei com Vitória Fernandes, aluna nota 960 na redação do ENEM 2018, que também é monitora de redação e realiza atendimento presencial e à distância. A Vitória orienta que o redator faça um esquema do texto, o qual deve explanar um planejamento sobre as partes dele. Na introdução, há 3 elementos essenciais que devem estar presentes: o tema da redação, um repertório sociocultural e suas teses (problemáticas inerentes ao tema), não necessariamente nessa ordem. O redator deverá discorrer nos 2 parágrafos do desenvolvimento sobre as 2 teses apresentadas na introdução, utilizando um parágrafo para cada tese, com repertório sociocultural em cada um deles, discorrendo sobre o assunto dentro dos limites temática. Por repertório sociocultural entenda que pode ser uma ampla gama de citações, como pensamentos de filósofos, sociólogos, historiadores, cientistas, professores e etc. Pode-se fazer uma intertextualidade com outras disciplinas, citando princípios de física, por exemplo. Citar a Constituição Federal do Brasil sempre é uma boa ideia, tomando-se o cuidado para não errar ao descrever os artigos. De maneira geral, esse repertório tem a finalidade de dar força aos argumentos em defesa da sua tese e também evidenciam que você é uma pessoa que detém múltiplos conhecimentos e pode relacioná-los. Certamente, isso não é tão fácil assim. Mas, é essa a impressão que você deve causar ao corretor.

A Vitória complementa lembrando da importância de proporcionar ao leitor do seu texto uma leitura suave, com conectivos ligando as partes dele. Inicie os parágrafos de desenvolvimento com conectivos, como: “primeiramente”, “além disso”, “ademais”, “outrossim”, entre outros. Na conclusão, inicie o parágrafo com “portanto”, “logo”, “tendo em vista”, etc.

Sobre a pontuação da redação do ENEM, cada competência vale 200 pontos, totalizando 1000 pontos no total. As competências avaliadas são:

1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência foca nos aspectos gramaticais, isto é, ortografia, regência e concordância. Não escreva gírias, nem expressões como “tá”, “vc”, etc. O candidato não pode abreviar palavras e deve ter muita atenção na hora de separar as sílabas nas mudanças de linha.

2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Não fuja do tema (isso é chamado de tangenciamento e leva à perda de pontos). Não copie os textos motivadores, eles servem para te guiar na escrita do seu texto, podendo ser citados e interpretados, mas não copiados. Nessa competência, o redator mostra seu conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, etc. O escritor da redação tem que atentar para a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Essa competência avalia se você consegue argumentar bem para defender o seu ponto de vista. Existem várias estratégias de argumentação: comparações, dados estatísticos (esses você poderá encontrar nos textos motivadores), citações e etc. Não invente dados nem fantasie no seu texto.

4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. Nessa competência, você deverá fazer um texto coeso, ou seja, interligado parágrafo a parágrafo. Evite repetições de palavras e ideias. Um bom parágrafo deve ter uma ideia central (chamada de tópico frasal), em que as ideias secundárias serão conectadas.

5 - Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Essa competência é uma das mais importantes! Lembre-se de que o fechamento do texto, isto é, a sua conclusão, deve conter as propostas de intervenção para o problema apresentado. A estrutura desse parágrafo deve ser memorizada pelo candidato: o que deve ser feito, quem deverá fazer, como será feito (com detalhamento) e a finalidade da ação. Das 2 propostas apresentadas, uma delas deve conter todos esses itens agora mencionados, pois a falta de algum item acarreta em perda de pontos. É preciso que você proponha uma solução para o problema que não fira direitos humanos (direito à vida, cidadania, liberdade e diversidade).

É importante ressaltar que o título é opcional. Se você se sentir seguro em harmonizar um título com seu texto, está tudo bem. Se não, é melhor iniciar sua produção textual logo na primeira linha. Além disso, para que sua redação seja corrigida, ela tem que conter no mínimo 7 linhas! É claro que uma redação de 7 linhas tem pouquíssimas chances de render uma boa pontuação, concorda? Então, esforce-se para escrever entre 25 e 30 linhas.

É necessário que você leia bastante sobre assuntos diversos e que escreva pelo menos uma redação por semana, sobre qualquer tema que seja relevante para a sociedade. É interessante enviar sua redação para ser corrigida por alguém experiente. Eu sugiro a monitoria da Vitória Fernandes (contato direct @vffredacoes). Em 2018, ela corrigiu minhas redações ao longo do ano e eu consegui 920 pontos!

Lembre-se: a redação é uma das provas mais importantes do ENEM. Essa nota poderá fazer toda diferença para sua aprovação. Decore algumas citações de filósofos se achar necessário e reserve pelo menos 1 hora para escrever e transcrever a sua redação no dia da prova. Ler redações nota 1000 também podem dar a você uma ideia daquilo que os corretores esperam encontrar na sua redação.

Boa sorte!

Confira outros artigos do blog Tânia Rodrigues Furtado

Os blogueiros são responsáveis pelos seus próprios textos, a linha partidária e linguística do autor não condiz necessariamente com a do portal ROTA343. Cada colunista tem liberdade para escrever, respeitando os direitos, deveres e regras de cordialidade exigidas pela empresa.

Gostou? Compartilhe!